logoatt

De clínica local de São Bernardo do Campo a rede internacional com + 450 operações

Edson Rumuth, CEO Emagrecentro - Créditos da foto: Divulgação

O Emagrecentro e a trajetória de persistência de seu fundador, Dr. Edson Ramuth, para virar a chave do negócio

O sucesso e consolidação da rede no mercado passa pela história de determinação, ousadia e persistência do fundador. De origem humilde, o primogênito de quatro irmãos, Edson Ramuth, quase viu o sonho de ser médico virar pesadelo. Faltando seis meses para a formatura e com sérias dificuldades de pagar o curso, Ramuth recebeu ajuda do reitor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, que propôs um acordo, tornando possível o pagamento das mensalidades restantes. Um ano depois, com mais três sócios, abriu um centro médico especializado nas áreas de cirurgia, clínica geral e ginecologia em 1986, na cidade de São Bernardo do Campo.

O investimento, no entanto, só começou a dar frutos no segundo ano do negócio. Nesta altura, dois membros do time já haviam desistido da empreitada. Ramuth, que fazia especialização em cirurgia plástica, abriu espaço para tratamentos de estética e emagrecimento na clínica. A novidade fez o número de pacientes crescer meteoricamente, atraindo a São Bernardo do Campo pessoas de todas as regiões de São Paulo.

Em 1994, comprou a parte do último sócio, mudou o nome da clínica para Emagrecentro, que hoje é referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal. Fundado em 1986, entrou para o franchising em 1994, oferecendo tratamentos a preços acessíveis e o método 4 fases, com direitos autorais e certificação internacional. Com 450 operações em solo nacional e internacional, sendo uma operação nos Estados Unidos e outra no Paraguai com a bandeira de Best Shape.  

Para alcançar o tamanho e reconhecimento que tem hoje, a expansão do negócio percorreu um caminho de expertise e visão do fundador. Até o ano de 2003, por exemplo, o avanço da rede dependia apenas de franqueados médicos, mas quando o Dr. Ramuth percebeu que os doutores, embora bons tecnicamente, mas não tinham habilidades de comerciantes, passou a ampliar o critério de seleção: a partir deste momento, qualquer pessoa que tivesse afinidade com o ramo de estética poderia abrir uma franquia e os médicos seriam então contratados. A iniciativa alavancou o crescimento da rede, que em 2018 inaugurou a primeira unidade fora do país, nos Estados Unidos, com a bandeira de Best Shape. 

A expansão internacional do Emagrecentro representa um movimento estratégico para a marca, que busca se consolidar como referência global no segmento de emagrecimento saudável e estética. O objetivo da rede é expandir em mais países da Europa e América do Sul, além de Estados Unidos e Índia, pois a expectativa é abrir 500 unidades nos próximos 10 anos.

O maior desafio da expansão é entender como funciona o mercado local, as particularidades de cada país, além, claro, das exigências dos consumidores e também contratuais e de legislação. Para dar conta da internacionalização, a empresa conta com um time interno, que já tem experiência em trabalho no mercado americano, bem como fluência em inglês e espanhol para facilitar a comunicação. Especificamente no caso da expansão na Índia, terão um master franqueado em suporte direto com a equipe aqui no Brasil para que possam trabalhar melhor na região.

Autor

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Table of Contents

www.abcemnoticia.com.br
redacao@abcemnoticia.com.br
Jornalista Responsável: Renata Rode
MTB 28.849
Repórteres: Laura Leite, Hugo Pereira

O jornal ABC em Notícia é uma publicação online que objetiva levar informação com propósito à população do ABC. De forma diferenciada, a equipe aponta notícias e fatos relevantes que fazem diferença na vida e sociedade como um todo. Nossa publicação tem impressões periódicas distribuídas nas cidades com tiragem de 20.000 exemplares. As opiniões dos colunistas da publicação refletem a opinião de cada profissional e não necessariamente, a posição do jornal. Distribuição gratuita.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados | ABC em notícia. Desenvolvido por BugNet

Subscribe To Our Weekly Newsletter

Get notified for our latest news
We’ll never spam your inbox
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore