logoatt

Planetário Ibirapuera tem curso de astronomia e observação da Lua

Divulgação/Urbia

Agenda desta semana dos parques da Urbia contempla ações ambientais e práticas esportivas abertas ao público

Os parques administrados pela Urbia na capital paulista, consolidados como parte da rotina de milhares de pessoas que utilizam os espaços para lazer, prática esportiva e contato com a natureza, apresentam uma programação diversificada para a última semana de fevereiro. A agenda proporciona à população acesso a ações ambientais, sessões no Planetário Ibirapuera e uma grade regular de atividades físicas gratuitas.

No Parque Ibirapuera, o Planetário, referência em ciência e cultura, apresenta o curso “Saiba se localizar no Universo”, com início no dia 23 de fevereiro. A iniciativa promove conhecimento sobre fenômenos astronômicos e sistemas utilizados pela Astronomia para localizar corpos celestes. A programação inclui ainda uma ação gratuita e aberta ao público de observação da lua com telescópios, no dia 27, com liberação de senhas no site oficial, a partir das 16h30 de sexta-feira.

A agenda ambiental contempla o Parque Jardim Felicidade, Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima, Parque Lajeado e Parque dos Eucaliptos, com atividades voltadas ao plantio e cultivo de plantas e alimentos. As iniciativas incentivam práticas sustentáveis, o reaproveitamento de materiais e o fortalecimento do vínculo da população com o meio ambiente.

Para quem busca qualidade de vida e bem-estar, a agenda regular de atividades físicas gratuitas inclui aulas de funcional, alongamento, ginástica, pilates e yoga conduzidas por professores voluntários.

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE IBIRAPUERA

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo – SP

Curso “Saiba se localizar no Universo”

Quando: 23 a 26 de fevereiro (segunda a quinta-feira)

Horário: 19h às 21h30

Local: Planetário Ibirapuera

Sobre: Neste curso, os participantes irão mergulhar no universo da mecânica e dinâmica celeste, compreendendo os fenômenos astronômicos que despertam a curiosidade. Descubra como os diferentes sistemas de coordenadas são usados em Astronomia para localizar estrelas, planetas e outros corpos celestes, e familiarize-se com os termos que os astrônomos utilizam no dia a dia.

Atividade paga

Ingresso disponível no site oficial: Link 

Observação com telescópios

Quando: 27 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 19h às 21h30

Local: Planetário Ibirapuera

Sobre: Observe a Lua no Planetário Ibirapuera! Serão utilizados telescópios para observar de perto o satélite natural com suas crateras e com sua beleza que fazem brilhar os olhos. Evento gratuito e aberto a todas as idades. Serão disponibilizadas 200 senhas, no site do Planetário, a partir das 16h30 (3 horas antes do evento).

Atividade gratuita

Consulte a disponibilidade de ingresso no site oficial: Link 

Sessões de planetário para o público geral

Quando: Quintas, Sextas, Sábados (sem sessão especial) e Domingos (exceto dia de sessão especial)

Horário: Quintas: 11h, 13h, 15h, 17h / Sextas: 13h, 15h, 17h, 19h / Sábados: 13h, 15h, 17h, 19h / Domingos: 11h, 13h, 15h, 17h

Local: Planetário Ibirapuera

Sobre: Três sessões fixas são oferecidas ao público: O show da Luna, Olhar o céu de São Paulo outra vez e Planetas do Universo.

Atividade paga

Consulte a disponibilidade de ingresso no site oficial: Link 

PARQUE JARDIM FELICIDADE

Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 – Jardim Felicidade, São Paulo – SP

Oficina – Plantio de suculentas

Quando: 28 de fevereiro (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Administração (ponto de encontro)

Sobre: Com colaboração de uma munícipe, será realizada uma oficina de plantio de suculentas, utilizando garrafas pet para fazer vasinhos. Ao longo da atividade será discutido sobre o cuidado de plantas em casa, rega e luminosidade e muita inspiração. Os vasinhos comporão uma linda parede da área coberta do parque.

Atividade gratuita

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE TENENTE BRIGADEIRO FARIA LIMA

Rua Soldado Antônio Bento de Abreu, 233 – Parque Novo Mundo, São Paulo – SP

Manutenção da Horta Comunitária do Parque

Quando: 25 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: Diversos

Local: Horta Comunitária

Sobre: Manutenção da horta comunitária conduzida pela equipe Urbia e Associação CEDESP e UBS Parque Novo Mundo II, tem como objetivo fortalecer os laços da comunidade com alimentos saudáveis, estimular e inspirar a conexão com a natureza.

Atividade gratuita

Aula funcional

Quando: Segundas e quintas-feiras

Horário: 08h20 às 9h10

Local: Campo de futebol Society  

Sobre: Aulas com música e exercícios que envolvem exercitar o corpo para desenvolver capacidades funcionais necessárias às atividades da vida diária. Professor Rodrigo Almeida (voluntário).

Atividade gratuita

Ginástica

Quando: Terças e quintas-feiras

Horário: 07h50 às 8h30

Local: Campo de futebol Society  

Sobre: Aulas de ginástica com exercícios que desenvolvem a flexibilidade, coordenação motora e o aperfeiçoamento físico e mental. Professora Karin Prete (Voluntário).

Atividade gratuita

Pilates e Yoga

Quando: Sábados

Horário: 8h às 9h30

Local: Campo de futebol Society  

Sobre: Aulas de pilates onde são realizados movimentos de alongamento no chão, visando fortalecer os músculos, desenvolver a consciência corporal, promover o equilíbrio e proporcionar alívio de estresse e tensão. Professora Luciana (Voluntário).

Atividade gratuita

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE LAJEADO

Rua Antônio Thadeo, 712 – Guaianazes, São Paulo – SP

Oficina: Cuidados que Vêm da Terra

Quando: 28 de fevereiro (sábado)

Horário: 10h às 10h30

Local: Encontro na área multiuso

Sobre: Nesta atividade, os visitantes do parque receberão mudas de hortaliças, temperos e ervas medicinais, incentivando o cultivo de alimentos e plantas úteis no dia a dia. Os participantes aprenderão sobre as características de cada muda, seus usos culinários ou medicinais e os cuidados básicos para o plantio e manutenção em casa, como rega, luminosidade, tipo de solo e muita inspiração.

Atividade gratuita

Ginástica para terceira idade

Quando: Segunda, quarta e sexta

Horário: 7h30 às 8h30

Local: Área multiuso

Sobre: Grupo de ginástica com senhoras da terceira idade.

Atividade gratuita

Tai Chi

Quando: Terças-feiras

Horário: 8h30 às 10h

Local: Área multiuso

Sobre: Arte marcial chinesa que auxilia no combate à ansiedade e estresse.

Atividade gratuita

Dança Circular

Quando: Terças-feiras

Horário: 8h às 08h30

Local: Área multiuso

Sobre: Dança coletiva que tem como finalidade a integração do grupo, vivência das emoções e desenvolvimento das habilidades motoras e ritmo através de músicas e danças de vários povos.

Atividade gratuita

Alongamento e Tai Chi Sentado

Quando: Quartas-feiras

Horário: 08h30 às 09h30

Local: Área multiuso

Sobre: O Tai Chi Sentado adapta os movimentos suaves do Tai Chi para quem está sentado, promovendo equilíbrio, flexibilidade e relaxamento. Ambas as atividades ajudam a melhorar a saúde física e mental.

Atividade gratuita

Tai Ji Qi Gong

Quando: Quintas -feiras

Horário: 8h às 08h30

Local: Área multiuso

Sobre: Prática corporal para a harmonização dos sopros vitais.

Atividade gratuita

Alongamento e Lian Gong

Quando: Quintas-feiras

Horário: 8h às 08h30

Local: Área multiuso

Sobre: Lian Gong é um conjunto de exercícios terapêuticos chineses que melhora flexibilidade, força e equilíbrio, aliviando dores e promovendo o bem-estar. A prática é acessível e benéfica para pessoas de todas as idades.

Atividade gratuita

Alongamento e Aula de Alongamento Corporal para a Terceira Idade

Quando: Sextas-feiras

Horário: 8h às 08h30

Local: Área multiuso

Sobre: O alongamento corporal para a terceira idade é voltado para movimentos suaves que visam aumentar a flexibilidade, melhorar a mobilidade e prevenir lesões.

Atividade gratuita

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE DOS EUCALIPTOS

Rua Ministro Guimarães, 280 – Morumbi, São Paulo – SP

Oficina: Cuidados que Vêm da Terra

Quando: 27 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 10h às 10h30

Local: Encontro na área multiuso

Sobre: Nesta atividade, os visitantes do parque receberão mudas de hortaliças, temperos e ervas medicinais, incentivando o cultivo de alimentos e plantas úteis no dia a dia. Os participantes aprenderão sobre as características de cada muda, seus usos culinários ou medicinais e os cuidados básicos para o plantio e manutenção em casa, como rega, luminosidade e tipo de solo.

Atividade gratuita

Autor

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Table of Contents

www.abcemnoticia.com.br
redacao@abcemnoticia.com.br
Jornalista Responsável: Renata Rode
MTB 28.849
Repórteres: Laura Leite, Hugo Pereira

O jornal ABC em Notícia é uma publicação online que objetiva levar informação com propósito à população do ABC. De forma diferenciada, a equipe aponta notícias e fatos relevantes que fazem diferença na vida e sociedade como um todo. Nossa publicação tem impressões periódicas distribuídas nas cidades com tiragem de 20.000 exemplares. As opiniões dos colunistas da publicação refletem a opinião de cada profissional e não necessariamente, a posição do jornal. Distribuição gratuita.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados | ABC em notícia. Desenvolvido por BugNet

Subscribe To Our Weekly Newsletter

Get notified for our latest news
We’ll never spam your inbox
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore