logoatt

São Bernardo intensifica combate aos focos de dengue em meio ao calor e à chuva

Fotos: Divulgação/PMSBC

Trabalho da Prefeitura no combate à dengue tem melhores indicadores da região; acúmulo de água e altas temperaturas criam ambiente favorável para proliferação do Aedes aegypti

As equipes da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, da Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, estão nas ruas da cidade identificando, eliminando e orientando a população sobre focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, como chikungunya e zica. O acúmulo de água e altas temperaturas, típicas desta época do ano, criam ambiente favorável para proliferação do vetor.

A diretora da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, Marjori Fabrícia Cerchiari, explica que bastam 10 minutos por semana para que seja feita uma vistoria eficiente em quintais e áreas abertas, com objetivo de identificar e eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito. “Qualquer recipiente, por menor que seja, se acumula água pode ter larvas, até uma tampa de garrafa. Por isso, é preciso acondicionar adequadamente o lixo, não deixar pratos que ficam sob vasos com água, tampar bem a caixa de água, entre outras medidas simples, mas com grande impacto positivo”, detalhou.

São Bernardo teve um ótimo desempenho no combate à dengue em 2025. Foi registrada redução de 52% no número de casos e queda de 83% no número de mortes em decorrência da doença, quando comparados os dados do ano passado com 2024. “São resultados para a gente comemorar muito e nós chegamos a eles com muito trabalho das equipes de combate às endemias, que, diariamente, vistoriam os imóveis da cidade, identificando e eliminando focos de dengue, mas também precisamos da participação da população”, completou a diretora.

Fotos: Divulgação/PMSBC
Fotos: Divulgação/PMSBC

TRABALHO INTENSO – O trabalho dos supervisores e agentes de combate às endemias é realizado o ano todo, de segunda a sexta-feira, casa a casa, em pontos estratégicos e imóveis especiais. Nesta ação, eles vistoriam os quintais, sacadas, áreas abertas, ralos, vedação das caixas d’água, entre outros ambientes, para garantir que todos os focos sejam eliminados. Ao longo de 2025, foram mais de 690 mil imóveis visitados e vistoriados.

A atuação de São Bernardo no combate à dengue é referência no Grande ABC. O município apresentou o melhor indicador da região com relação ao número de domicílios visitados pelas equipes de combate de endemias, segundo dados do Sisaweb (Sistema de Vigilância e Controle do Aedes, https://vigent.saude.sp.gov.br/sisaweb/), do Governo do Estado de São Paulo.

VACINA – A vacina contra a dengue está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em esquema de duas doses. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis em https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/.

Autor

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Table of Contents

www.abcemnoticia.com.br
redacao@abcemnoticia.com.br
Jornalista Responsável: Renata Rode
MTB 28.849
Repórteres: Laura Leite, Hugo Pereira

O jornal ABC em Notícia é uma publicação online que objetiva levar informação com propósito à população do ABC. De forma diferenciada, a equipe aponta notícias e fatos relevantes que fazem diferença na vida e sociedade como um todo. Nossa publicação tem impressões periódicas distribuídas nas cidades com tiragem de 20.000 exemplares. As opiniões dos colunistas da publicação refletem a opinião de cada profissional e não necessariamente, a posição do jornal. Distribuição gratuita.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados | ABC em notícia. Desenvolvido por BugNet

Subscribe To Our Weekly Newsletter

Get notified for our latest news
We’ll never spam your inbox
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore