logoatt

Santo André é destaque nacional e referência em cidades inteligentes

Visita comitiva federal - Foto - ALex Cavanha_PSA

Representantes da Casa Civil, ministérios e bancos públicos conheceram projetos inovadores em gestão, tecnologia e iluminação pública

A Prefeitura de Santo André recebeu nesta terça-feira (11) uma comitiva federal interessada em conhecer de perto as experiências bem-sucedidas em tecnologia e inovação implementadas no município. Durante a programação da visita foram apresentados cases de sucesso como sistemas de telegestão da iluminação pública, CEP Digital, projeto Bairro Inteligente, bem como a estrutura completa do Centro de Operações Integradas (COI) do município com sistema de monitoramento dedicado a vários órgãos e departamentos municipais.

A visita contou com representantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (Seppi), Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Nordeste, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (Brde) e da Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (Abcip).

Visita comitiva federal - Foto - ALex Cavanha_PSA
Visita comitiva federal – Foto – ALex Cavanha_PSA

“Receber uma comitiva para conhecer as ações que temos desenvolvido em Santo André mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é construir uma cidade moderna, com gestão eficiente e políticas públicas que utilizem a tecnologia a favor das pessoas. Esse reconhecimento reforça que inovação e planejamento são fundamentais para melhorar a vida da população andreense”, afirmou o prefeito Gilvan Ferreira.

Durante a programação, a comitiva conheceu conhecendo os sistemas de monitoramento em tempo real do COI e o atendimento rápido das equipes operacionais e forças policiais, e de saúde no atendimento de ocorrências. Os visitantes também puderam acompanhar o funcionamento dos sistemas de telegestão, telemedição e dimerização (controle de luminosidade) da iluminação pública, que colocam Santo André como referência nacional em gestão e eficiência energética.

Visita comitiva federal - Foto - ALex Cavanha_PSA
Visita comitiva federal – Foto – ALex Cavanha_PSA

“É um privilégio sermos procurados pelo Governo Federal para uma visita como essa. Isso demonstra que estamos no caminho certo ao construir uma cidade moderna, baseada em tecnologia, inovação e parcerias estratégicas. Esperamos que essas sinergias se traduzam, em breve, em novos investimentos e oportunidades para melhorar ainda mais a vida dos andreenses”, destacou o secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral.

A comitiva conheceu também soluções inovadoras de gestão de informações, como o Sistema de Informações Geográficas Andreense (Siga), e o projeto Bairro Inteligente, desenvolvido pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SIT). A iniciativa integra tecnologias urbanas, conectividade e segurança pública. O primeiro bairro a contar com essa tecnologia foi a Vila Camilópolis, que possui uma rede de sensores e dispositivos que tornam o local mais seguro, conectado e sustentável, incluindo semáforos inteligentes, pluviômetros, bueiros monitorados, sensores de ruído e temperatura, iluminação LED e wi-fi gratuito.

Visita comitiva federal - Foto - ALex Cavanha_PSA
Visita comitiva federal – Foto – ALex Cavanha_PSA

O CEP Digital foi outra ferramenta de destaque apresentada aos visitantes. A iniciativa levou Santo André a ser o primeiro município do Brasil a implementar e regulamentar o reconhecimento de endereços digitais como localização oficial.  O projeto, em parceria com o Google, possibilitou fornecer endereços oficiais a moradores de comunidades que não os possuíam anteriormente, facilitando o recebimento de correspondências, delivery e a formalização de negócios. Essa tecnologia já alcançou diversas comunidades e a meta é expandir para mais de 20 mil domicílios na cidade.

O coordenador da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, André Arantes Luciano, acompanhou a apresentação dos representantes da SIT e ressaltou a importância de levar boas práticas a outros municípios. “É fundamental entender como Santo André aplica a tecnologia e as inovações em benefício da população. Viemos conhecer esse modelo de operação para aprender e replicar essas boas práticas e para podermos levar para outras cidades do país”, afirmou.

Autor

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Table of Contents

www.abcemnoticia.com.br
redacao@abcemnoticia.com.br
Jornalista Responsável: Renata Rode
MTB 28.849
Repórteres: Laura Leite, Hugo Pereira

O jornal ABC em Notícia é uma publicação online que objetiva levar informação com propósito à população do ABC. De forma diferenciada, a equipe aponta notícias e fatos relevantes que fazem diferença na vida e sociedade como um todo. Nossa publicação tem impressões periódicas distribuídas nas cidades com tiragem de 20.000 exemplares. As opiniões dos colunistas da publicação refletem a opinião de cada profissional e não necessariamente, a posição do jornal. Distribuição gratuita.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados | ABC em notícia. Desenvolvido por BugNet

Subscribe To Our Weekly Newsletter

Get notified for our latest news
We’ll never spam your inbox
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore