logoatt

O que você não está vendo ao discutir “O Sabor Marketing”

Créditos da foto: Divulgação

Por Bruno Mello
Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

Sabor Marketing? Não! Enquanto a discussão fica nisso, muitos não estão enxergando o básico do marketing. A Cimed, sim, continua fazendo barulho, mas o motivo é outro.

Ela deixou de ser “apenas” uma farmacêutica. O Marketing real está olhando para algo que muitos profissionais da área e CEOs ignoram: o verdadeiro papel estratégico do Marketing — o crescimento da empresa, a entrega de valor para os acionistas e para o consumidor.

A forma de comunicação tem, na sua gênese, uma estratégia de expansão do portfólio de produtos. A companhia sabe que, por mais que tenha uma estratégia de crescimento em canais e comercial muito forte, não será vendendo apenas vitamina C ou até mesmo Carmed que ela chegará à meta de faturamento de R$ 5 bilhões.

É preciso criar novos produtos em novas categorias. Hoje, além de medicamentos e vitaminas, a Cimed atua em dermocosméticos, nutrição, linha infantil, higiene (incluindo bucal) e beleza. Até o fim do ano, a marca oferecerá também proteção solar E, para esses produtos venderem bem, eles precisam ser diferentes, atender as necessidades e serem conhecidos do seu público. Logo, fazer barulho com influenciadores é também estratégico para amplificar o conhecimento da marca.

Créditos da foto: Divulgação
Créditos da foto: Divulgação

Estamos falando do básico do Marketing moderno, criado antes dos anos 2000 e, claro, das redes sociais. Um Marketing que olha para o mercado, entende os desejos dos consumidores e entrega algo que eles não estavam sendo atendidos.

Um Marketing que está no board da companhia. Um Marketing que inova. Um Marketing que olha para a jornada das pessoas e percebe que pode estar presente com novos produtos em outros momentos de consumo.

Percebe que não é uma estratégia focada em influência ou em trends? Isso é consequência de uma visão racional de crescimento da empresa por meio da expansão do portfólio de produtos. Essa é a beleza de uma empresa orientada pelo Marketing.

Essa reflexão veio a partir das centenas de conversas que tenho feito com executivos para o CMO Summit 2026. Foi na conversa com o Andre Britto, CMO da Bauducco, que percebi que, enquanto muitos ficam discutindo a superfície, existe uma estratégia incrível por trás, proporcionada por uma visão de Marketing essencialmente estratégica.

Tão incrível quanto básica. Porém, complexa de ser implementada quando o Marketing não é analítico. Na Bauducco, o Andre Britto lidera, globalmente, a gestão do portfólio, inovação, marca, insights, novos negócios, inteligência de mercado e trade Marketing, além da estratégia D2C com a Casa Bauducco.

Não é “Sabor Marketing”. Não é trend. É cultura. É o Marketing na estratégia e na visão de negócio. Não por acaso, esse será um dos principais temas do CMO Summit 2026 — o epicentro do Marketing, quando as melhores visões sobre o tema são compartilhadas.

Te espero no CMO Summit 2026 para debatermos, ao vivo, reflexões como essa, que tiram o Marketing da superfície e o colocam no centro da estratégia.

Autor

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Table of Contents

www.abcemnoticia.com.br
redacao@abcemnoticia.com.br
Jornalista Responsável: Renata Rode
MTB 28.849
Repórteres: Laura Leite, Hugo Pereira

O jornal ABC em Notícia é uma publicação online que objetiva levar informação com propósito à população do ABC. De forma diferenciada, a equipe aponta notícias e fatos relevantes que fazem diferença na vida e sociedade como um todo. Nossa publicação tem impressões periódicas distribuídas nas cidades com tiragem de 20.000 exemplares. As opiniões dos colunistas da publicação refletem a opinião de cada profissional e não necessariamente, a posição do jornal. Distribuição gratuita.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados | ABC em notícia. Desenvolvido por BugNet

Subscribe To Our Weekly Newsletter

Get notified for our latest news
We’ll never spam your inbox
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore