logoatt

Nova lei da recarga elétrica em condomínios pressiona a energia

Crédito: Canva

Uma nova lei em São Paulo passou a estabelecer que condomínios não podem mais impedir a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos, desde que sejam cumpridas as exigências técnicas, normas de segurança e regulamentações do Corpo de Bombeiros. A medida tem ampliado o debate entre síndicos, moradores e administradoras, especialmente sobre infraestrutura elétrica, custos, responsabilidade técnica e adequações prediais.

Mas o impacto vai além do ambiente condominial e passa a ser um tema estrutural para o sistema elétrico da cidade. “Quando olhamos isso pela ótica da rede, o desafio ganha outra dimensão. Se apenas 5% da frota de São Paulo fosse eletrificada, com carregadores de 7 kW nas garagens — o que significa, na prática, uma vaga elétrica a cada 20 — estamos falando de uma carga adicional massiva de potência sendo demandada da rede de distribuição. Isso pressiona transformadores, infraestrutura local e a capacidade do sistema como um todo”, explica Pedro Bittencourt, CTO da TYR Energia.

Segundo o executivo, a discussão deixa de ser apenas jurídica ou condominial e passa a ser energética e urbana. “A eletrificação é inevitável. A tendência é clara, e a pressão sobre a rede de distribuição vai crescer progressivamente. Por isso, esse tipo de legislação precisa vir acompanhado de planejamento de demanda, redistribuição de carga, inteligência energética e novos modelos de consumo.”, avalia.

Por outro lado, a lei traz inúmeras oportunidades. Além de permitir a expansão da mobilidade sustentável, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, ela pode funcionar como catalisador de toda uma cadeia produtiva local. Eletricistas especializados, empresas de software e carregadores e instaladoras ganham um mercado potencial expressivo. 

Bittencourt está à disposição para comentar os impactos da nova lei, os desafios técnicos para condomínios, os efeitos sistêmicos na rede de distribuição e como modelos estruturados de gestão energética podem viabilizar a expansão da recarga de veículos elétricos de forma segura, eficiente e sustentável.

Autor

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Table of Contents

www.abcemnoticia.com.br
redacao@abcemnoticia.com.br
Jornalista Responsável: Renata Rode
MTB 28.849
Repórteres: Laura Leite, Hugo Pereira

O jornal ABC em Notícia é uma publicação online que objetiva levar informação com propósito à população do ABC. De forma diferenciada, a equipe aponta notícias e fatos relevantes que fazem diferença na vida e sociedade como um todo. Nossa publicação tem impressões periódicas distribuídas nas cidades com tiragem de 20.000 exemplares. As opiniões dos colunistas da publicação refletem a opinião de cada profissional e não necessariamente, a posição do jornal. Distribuição gratuita.

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados | ABC em notícia. Desenvolvido por BugNet

Subscribe To Our Weekly Newsletter

Get notified for our latest news
We’ll never spam your inbox
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore