Secretária da Saúde de São Caetano traça planos futuros

Regina Maura apresenta o lançamento do Guia de Medicamentos e sua posse do Conselho da Saúde

Regina Maura Zetone Crespan mencionou entregas a serem feitas à população, especialmente o “Atende Fácil Saúde”

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atuante na Secretaria da Saúde de São Caetano de 2004 a 2008, Regina Maura Zetone Crespan retornou ao cargo de Secretária da Saúde no município em janeiro de 2017 e, com exclusividade, conversou com a redação do ABC em Notícia para um balanço do que já foi concretizado e, ainda, adiantar quais são os planos para 2020.

AN: Quais os grandes feitos da saúde em São Caetano em 2019?
RM:
No ano de 2019, iniciamos as entregas das Unidades Básicas de Saúde reformadas, climatizadas, com prontuário eletrônico e já são cinco entregues. Além disso, trabalhamos na descentralização da Farmácia de Alto Custo e na criação do Programa Saúde Hora Extra, que atende durante a semana até as 21h e aos sábados das 8h até as 12h (UBSs Nair Spina Benedicts, Dolores Massei e Ivanhoé Espósito).

AN: Quais investimentos ocorrerão ao longo do ano na esfera da saúde?
RM:
Logo no início do ano, demos a ordem de serviço para o “Atende Fácil Saúde”, obra que será muito importante, pois contará com a 1ª Farmácia 24 horas da região do Grande ABC, além de agregar outros tantos serviços para o bem-estar das pessoas, como um Centro de Diagnósticos, um Centro de Especialidades e um Centro de Atenção Geriátrica. Além disso, criaremos a 1ª UBS Animal no município, entregaremos mais duas Unidades Básicas de Saúde (Amélia Richard Locatelli e Darcy Sarmanho Vargas) e dois centros de especialidades (Centro de Especialidades Médicas e Centro Policlínico Gentil Rstom) totalmente reformados.

AN: Os feriados prolongados ocorrerão em dobro durante 2020. Como funcionarão os plantões nas unidades de saúde durante esses períodos?
RM:
As Unidades Básicas de Saúde não abrem nessas datas. Temos o Hospital Infantil Márcia Braido, o Hospital Albert Sabin e a UPA que ficam de plantão 24 horas para atendimento de urgências e emergências.

AN: Como tem sido a parceria com o curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul?
RM:
É uma parceria estreita, uma troca extremamente vantajosa para os dos lados, pois a população tem sido atendida de uma forma humanizada, técnica e atualizada. Os alunos são extremamente comprometidos com o serviço público e os pacientes saem agradecidos e satisfeitos. Por sua vez, a equipe de saúde, que no primeiro momento sentiu, agora percebe a melhoria tanto na sua capacitação quanto no ambiente de trabalho.

AN: Quais novos exames e tratamentos estarão disponíveis aos munícipes a partir de 2020?
RM:
As novidades na área de tecnologia deverão ser anunciadas em breve. O “Atende Fácil Saúde” receberá um moderno aparelho de ressonância magnética e a Farmácia 24 horas, já mencionada acima.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*