Prefeito de São Bernardo comemora entregas na saúde, educação e segurança

Para Orlando Morando, 2020 será um ano de muito trabalho e ainda mais conquistas

A extensa trajetória de Orlando Morando – nascido e criado em São Bernardo do Campo – na política da cidade teve início com dois mandatos como vereador (de 1997 até 2003) e quatro mandatos como deputado estadual (2003 até 2017). Prefeito do município desde 2017, Morando recebeu a reportagem do ABC em Notícia para contextualizar as concretizações ocorridas no ano passado e, ainda, os compromissos da gestão em benefícios à população na constância de 2020.

AN: Quais são as metas da atual gestão para o ano de 2020?
OM:
Assim como aconteceu em 2019, o ano de 2020 será marcado por muitas entregas. A principal delas será o novo Hospital de Urgência, que vai substituir o atual Pronto-Socorro Central. O espaço já está praticamente pronto e será entregue à população no primeiro trimestre, com 250 leitos. Além de sala de enfermaria, ele conta com toda a estrutura necessária para receber os pacientes. O local também estará apto para realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade ou procedimentos de urgência. Paralelamente a isso, concluiremos as adaptações necessárias na Fábrica de Cultura, para que o governo do Estado inicie o programa em junho de 2020. Também entregaremos uma série de outras obras, como o viaduto e complexo viário Tereza Delta, no km 20,7 da Anchieta, os corredores Galvão Bueno e São Pedro, o terminal Batistini, o Parque Linear do Jardim Ipê, e a segunda unidade do Bom Prato, na Praça Giovani Breda. Em 2020, vamos seguir com a mesma meta de trazer serviços de qualidade à população e governar para todos, com um olhar especial aos mais carentes. Manteremos as conquistas importantes, como a credibilidade financeira em A+ junto à Caixa, sendo que na gestão anterior o conceito era de D-.

AN: Quais investimentos ocorrerão ao longo do ano na esfera da saúde?
OM:
Além da entrega do Hospital que comentei, vamos seguir investindo na nossa rede, que conta com uma estrutura exemplar, formada por um complexo hospitalar de ponta, com quatro hospitais, 34 Unidades Básicas de Saúde, nove Unidades de Pronto-Atendimento e um investimento per capito altíssimo. Um levantamento anual Multi Cidades mostrou que o município foi o quinto na região sudeste em volume de investimento em Saúde. Isso é muito representativo. Mostra que de fato é uma prioridade na nossa gestão. E continuará sendo em 2020, com o avanço das obras para instalação de equipamento de radioterapia no Hospital Anchieta e manutenção da qualidade dos serviços do Hospital de Clínicas, que conquistou, em 2019, a certificação internacional Qmentum, que reconhece a excelência dos serviços prestados.

AN: Em termos de educação, haverá aumento de vagas disponíveis na rede pública?
OM:
Hoje, em São Bernardo, são atendidos cerca de 80 mil alunos. Na nossa gestão, consolidamos a criação de 2.805 vagas em creches e passamos a garantir atendimento a mais de 90% da demanda nesta faixa etária. Conseguimos isso com boa administração e a reorganização das escolas, permitindo o aumento da capacidade de atendimento. Além disso, entregamos duas creches, sendo uma no Riacho Grande e outra no Jardim Nazareth, aumentando a oferta em 721 vagas. Agora em 2020, continuaremos investindo forte em Educação, com a inserção de novas unidades no programa Educar Mais, com ensino em tempo integral. Atualmente, são mais de 5,3 mil crianças contempladas.

AN: E sobre a segurança, prefeito?
OM:
Um importante marco na questão da segurança pública em 2019, sem dúvida, foi a inauguração do 1º Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança do Estado de São Paulo, na Avenida Redenção. Trata-se de um equipamento modelo, que reúne a expertise de cada órgão de segurança, para combater a criminalidade. No local, estão o 6° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a primeira Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) e a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI). Além disso, fizemos uma série de investimentos na nossa Guarda Civil Municipal (GCM), como equiparação do salário dos guardas com o dos soldados da Polícia Militar (PM), compra de novos armamentos, contratação de nova frota, entre outras ações. A operação Noite Tranquila também trouxe resultados efetivos em 2019, com dispersão de praticamente todos os pancadões que tínhamos mapeados na cidade em 2017. Em 2020, a operação vai continuar, assim como os investimentos em Segurança.

AN: Os feriados prolongados ocorrerão em dobro durante 2020. Em termos de atividades culturais e turismo, quais são os planos da Prefeitura de São Bernardo para o lazer durante esses feriados?
OM:
Em 2020, o programa Praça-Parque continuará sendo expandido, levando opções de lazer para toda a cidade. Hoje temos 28 áreas dentro do modelo e, até o final do ano, serão 40 em diversos bairros, contemplando principalmente as áreas mais periféricas da cidade. Na área central, entregamos o novo Parque da Juventude totalmente revitalizado. Este é o maior parque de esportes radicais da América Latina e conta com pistas de skate do Street Park, sendo a única do Estado com layout olímpico, pista de Dirt Jump, Espaço Pet, quadra de basquete de rua, academia ao ar livre, playground, tirolesa, parede de escalada, área de convivência, palco para shows, enfim, um espaço completo para todas as idades. Além disso, inauguramos no dia 22 de dezembro o Parque das Bicicletas, com área de 20 mil m², onde as pessoas contam com academia ao ar livre, bicicletário, playground, área de convivência, pista de caminhada e ciclovia, espaço pet, basquete de rua, entre outras opções de lazer. O parque se integra às ciclovias na Rua Kara e da Avenida Kennedy, conectando-se ao Parque Linear até a Barão de Mauá. Sem contar os demais parques que já são tradicionais pontos de turismo na região, como é o caso do Parque Estoril. Na área cultural, temos uma agenda sempre muito rica e diversificada, que pode ser consultada no nosso Guia da Cidade, disponível no site da Prefeitura ou no app São Bernardo na Palma da Mão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*