Prefeito de Diadema comemora 60 anos da cidade e conquistas em diversas áreas

Prefeito Lauro Michels diz que governo dará continuidade às melhorias já implantadas, inclusive com relação à educação

Segundo Lauro Michels, educação, saúde e incentivo aos empresários continuam sendo prioridade do governo em 2020 Por Renata Rode

Eleito vereador por dois mandatos consecutivos, prefeito entre 2013 e 2016 e na gestão do segundo mandato, Lauro Michels declara que tem muito a comemorar. “Sempre digo que temos que fazer o que é possível, não exatamente o que queremos, mas tenho certeza que vamos deixar a marca de um governo atuante e realizador para Diadema”. Advogado especialista em Direito Empresarial e Gestão Econômica, o político reconhece que um dos grandes desafios é incentivar a instalação de mais empresas na região. Confira a entrevista exclusiva do prefeito ao ABC em Notícia

AN: Prefeito, parabéns pelos 60 anos de Diadema, há muito a comemorar, correto? Como o senhor vê sua trajetória?

LM: Diadema avançou muito nos últimos anos, buscamos a quitação da dívida da Saned, a antiga empresa de saneamento básico da cidade que devia mais de 1,2 bilhões de reais, entregamos creches, escola, unidades de saúde, enfim, estamos em uma crescente, com melhorias conquistadas com muito trabalho e dedicação.

AN: Ainda há muitos problemas com relação à regularização fundiária. Como fica o cenário para 2020?

LM: A cidade cresceu de forma desordenada, e isso traz uma série de problemas. Hoje, ocupamos o segundo lugar em densidade demográfica no país, com índice de cerca de 60% de moradias irregulares. Criamos o programa Casa Legal com o objetivo de buscar essa regularização, dar às pessoas a dignidade do documento de sua casa, garantir o direito hereditário, o que automaticamente valoriza os imóveis e traz melhorias, afinal de contas as pessoas passam a ter certeza que não mais sairão dali. É o fim da politicagem que em época de eleição intimida essa população mais carente com o risco de perderem suas casas.

AN: Pelas pesquisas, Diadema ocupou o primeiro lugar no saldo de empregos gerados no Grande ABC. Quais as perspectivas?

LM: Estamos com um Plano de Incentivo aprovado e vigente desde outubro de 2018 e nesse primeiro ano mais de 600 novas empresas de diversos ramos e portes se instalaram na cidade. Oferecemos benefícios como descontos de até 100% em IPTU e taxas por até dez anos, tanto para novas empresas quanto para aquelas que investirem em modernização, ampliação, compra de equipamentos e muito mais. Estamos contribuindo com as empresas de forma que elas contribuam com o município, e isso gera receita, gera empregos.

AN: A cidade também ficou acima da média nacional no quesito índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB). Em sua opinião, que políticas foram aplicadas e continuarão favorecendo esse panorama?

LM: Temos uma rede de educação muito engajada, investimos em capacitação, em programas como o Cidade na Escola que oferece diversas atividades no contraturno como aulas de circo, arte, entre outras. Fomos contemplados com o prêmio de Melhor Projeto Educacional do Brasil pelo Instituto Itaú Unicef com o grupo Matéria Rima. São diversas ações que em conjunto trazem benefícios para os alunos e refletem em resultados como esse, uma média que supera as médias estadual e nacional.

AN: Quanto ao incentivo a empresas privadas no ramo de saúde, a Prefeitura tem projetos para o ano que vem?

LM: Com o programa de incenPrefeito de Diadema comemora 60 anos da cidade e conquistas em diversas áreas Segundo Lauro Michels, educação, saúde e incentivo aos empresários continuam sendo prioridade do governo em 2020 Por Renata Rode tivos fiscais, todas as empresas que se instalam na cidade têm benefícios e estamos de portas abertas para receber também empresas do ramo da saúde, que certamente movimentam a economia e podem trazer inúmeros benefícios à população.

AN: Prefeito, quais serão seus objetivos de governo em 2020?

LM: A situação financeira do país e da maioria das cidades desafia qualquer gestor e acredito que nosso maior objetivo é manter todos os serviços funcionando, buscar as melhorias dentro do que é possível e, em especial, seguirmos na batalha para a construção de um novo hospital para a população de Diadema. Esse é um objetivo que vou batalhar até o último dia do meu mandato. Deixo aqui o compromisso registrado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*